Padrão pedagógico e doutrinário
O padrão pedagógico e doutrinário da revista Lições Bíblicas caracteriza-se pela divisão estrutural do comentário e sua fundamentação nas Escrituras Sagradas. O comentário é doutrinariamente ortodoxo, sadio, simples, direto e contextualizado. Ele mostra aos crentes a relevância dos eventos, fatos e temas bíblicos. Aplica-se às necessidades e questões de nosso tempo.
Você deve ter 50 minutos para ensinar a lição de sua revista.
Revista do Mestre:
A nova revista de Lições Bíblicas para Jovens e Adultos é mais dinâmica e interativa. As seções não se encontram fora do comentário da lição como antes, mas, dentro do comentário. Elas funcionam como um plano de aula, onde o professor lança mão de ferramentas didáticas à medida de sua necessidade.
As seções da revista do mestre são:
Hino sugerido
Esta seção tem por objetivo auxiliar o professor, o superintendente ou dirigente da ED na escolha dos hinos da Harpa Cristã, que serão entoados no período que antecede a leitura bíblica em classe. Para cada aula são sugeridos dois ou três hinos ligados diariamente ao tema das lições bíblicas.
Texto áureo
Versículo principal que trás em seu conteúdo a essência do assunto que está sendo tratado.
Verdade prática
Mensagem que contém uma verdade central relacionada ao assunto da lição. Esta mensagem deverá ser aplicada à vida dos alunos.
Leitura diária
Versículos que contêm mensagens devocionais para serem lidos todos os dias da semana.
Objetivos
Como o próprio nome da seção já revela, aqui o professor encontrará uma meta, que norteará toda a sua aula. Contudo, será apenas uma sugestão, pois o professor precisa ter em mente suas pretensões. Por isso, de acordo com a necessidade de sua turma, ele poderá estabelecer seus próprios objetivos.
Leitura bíblica em classe
Texto básico que dá suporte e fundamenta o comentário da lição.
Comentário da lição
Análise, comentário e aplicação do texto básico da lição.
Interação
Esta seção, como o próprio nome sugere, tem como um dos principais objetivos orientar o professor sobre como estabelecer os primeiros contatos com a classe. O ideal é que, o professor dialogue com seus alunos, abordando assuntos do interesse deles. O momento de interação não deve ser superior a 5% do tempo reservado à lição propriamente dita.
Orientação Pedagógica
Esta seção visa subsidiar o professor com “idéias” sobre o que fazer a fim de dinamizar suas aulas. As orientações podem ser genéricas com o intuito de informar ou atualizar o professor.
Sinopse do tópico
A principal função desta seção é fornecer ao professor um resumo de cada tópico da lição. O intuito é fazer com que o mestre tenha condições de recordar a essência do tópico mediante uma rápida leitura.
A importância da sinopse também está no fato de que nela o mestre encontra a idéia principal do texto, isto é, o sentindo completo do pensamento do autor.
Responda
Como o próprio nome da seção já revela, aqui o professor encontrará as questões do questionário da revista do aluno.
Palavra-chave
Nesta seção o professor vai encontrar uma palavra-chave, um vocábulo que sintetiza ou representa a idéia principal, central da lição.
Reflexão
Visa subsidiar o professor com frases ou palavras para uma reflexão sobre o tema que está sendo abordado.
Auxílios bibliográficos
Os auxílios suplementares, além de oferecerem informações adicionais sobre o assunto da lição, indicam as fontes, onde o professor, caso queira aprofundar suas pesquisas, encontrará mais subsídios.
Os subsídios são classificados em: subsídios bibliológicos, doutrinários, teológico, histórico, geográficos, biográficos etc.
Vocabulário
Esta seção tem por objetivo elucidar o sentido das palavras e frases obscuras, difíceis, ou pouco usadas. Nem sempre os dicionários seculares atendem a contento. Às vezes, para se obter uma definição mais apurada, é preciso recorrer a um dicionário bíblico-teológico.
Bibliografia Sugerida
Indicador de obras específicas que o professor poderá consultar para ampliar o conhecimento técnico acerca do assunto tratado.
Respostas dos Exercícios
Box de respostas das questões do tópico Responda.
Saiba Mais
Trata-se de um “link” com a revista Ensinador Cristão.
Como Usar a Revista:
1. Dedique-se em preparar sua aula com bastante antecedência para ter tempo de reunir o máximo de material para que sua aula seja bem dinâmica.
2. Leia os textos bíblicos da Leitura Bíblica em Classe.
3. Estude os Objetivos propostos.
4. Leia todas as seções distribuídas ao longo do comentário da lição. Sublinhe tudo o que achar realmente interessante.
5. Leia o Comentário consultando as referências bíblicas indicadas e sublinhando os pontos que você considera mais importante.
6. Leia todos os textos dos Auxílios Suplementares e sublinhe com uma caneta os pontos do texto que são chaves para você.
7. Anote em uma folha de papel todos os pontos que você sublinhou quando estudou o Comentário e as Orientações Pedagógicas, Snopse do Tópico. Veja quais pontos você deverá dar maior ênfase e fazer uma aplicação à vida de seus alunos.
8. Estude e use em aula a Orientação Pedagógica.
9. Não dê aula simplesmente lendo o Comentário da sua revista.
10. Sempre procure tornar sua aula dinâmica usando métodos e recursos didáticos variados e priorize a aplicação dos assuntos à vida dos seus alunos. Não dê aulas simplesmente lendo o Comentário da sua revista.
11. Separe alguns minutos na parte final de sua aula para fazer as perguntas do Questionário da revista do Aluno. Você pode elaborar outras perguntas se desejar.
As seções da revista do aluno são:
Texto áureo
Versículo principal que trás em seu conteúdo a essência do assunto que está sendo tratado.
Verdade prática
Mensagem que contém uma verdade central relacionada ao assunto da lição.
Leitura diária
Versículos que contêm mensagens devocionais para serem lidos todos os dias da semana.
Leitura bíblica em classe
Texto básico que dá suporte e fundamenta o comentário da lição.
Comentário da lição
Análise, comentário e aplicação do texto básico da lição.
Vocabulário
Esta seção tem por objetivo elucidar o sentido das palavras e frases obscuras, difíceis, ou pouco usadas. Nem sempre os dicionários seculares atendem a contento. Às vezes, para se obter uma definição mais apurada, é preciso recorrer a um dicionário bíblico-teológico.
Questionário
Formulado com perguntas objetivas. As respostas estão explícitas no texto da lição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário