segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Divina voz

Cantando música gospel, Jotta A., de 13 anos, arrebata plateias nacionais e internacionais e faz fãs não apenas entre os religiosos
É um menino de 13 anos, 1,40 m e poucos e mais de 30 quilos, o dono da voz e do carisma que têm arrebatado plateias brasileiras e até internacionais, principalmente no meio gospel. Morando há três anos em Sorocaba, Jotta A. já é considerado um fenômeno, com mais de 2 milhões de acessos no youtube, sendo comparado a Michael Jackson. O pseudônimo de Jotta A. é usado pois o menino sempre foi franzino demais para sustentar o José Antônio, nome que foi batizado, quando nasceu em Guajará-Mirim, município do Estado de Rondônia, que faz divisa com a Bolívia, lá no topo do mapa.

Ao vivo, um menino comum; mas na televisão, onde há um mês vem se apresentando todo sábado no programa "Jovens Talentos Kids" do apresentador Raul Gil, no SBT, toma a proporção de sua potência vocal: gigante! Evangélico e membro da igreja Assembléia de Deus, o pequeno artista emocionou os jurados em sua primeira apresentação em rede nacional. Jotta A, que já fazia sucesso nas igrejas e nos shows gospel, agora passou a encantar também os não religiosos. Jotta A. começou a cantar ainda com 4 anos, ao ouvir sua irmã e hoje assessora, Lanna Viana, cantando informalmente. Ele fez da igreja seu primeiro palco. No decorrer do tempo, passou a estudar canto e foi se inspirando em vídeos com apresentações de cantores gospel e até de Michael Jackson.

Como além de cantar o menino também tem talento para a evangelização, ou o "dom da palavra" como explica, a partir de pregações, foi ficando cada vez mais requisitado no meio evangélico até que surgiu a necessidade de vir para o sudeste. No começo, veio a mãe, o pai e, logo, toda a família acabou se instalando em Sorocaba. Aliás, foi graças ao carisma que Jotta A. conseguiu se matricular na escola. Explica-se: quando o menino chegou em Sorocaba já era meio do ano e não havia vagas, explica a diretora da escola onde estuda, Ana Maria Müller. O menino insistiu que precisava estudar e, frente à insistência, a diretora desafiou: "Então me convença". O que ele fez? Começou a cantar.

O talento do menino e a persistência comoveram a diretora. Mas além disso, as palavras sempre positivas e a mensagem de otimismo chegaram em uma boa hora, quando a diretora se reunia com o corpo docente, em uma reunião motivacional. "Ele é a nossa pérola", se rende Ana Maria, que enxerga muitas mudanças na unidade a partir da chegada do jovem, sempre solicitado em eventos. Mas não é só a diretora que enxerga coisas "a mais" no artista. "Ele é um milagre", defende a irmã, explicando que Jotta A. foi "desenganado" pelos médicos. "Ele tinha hidrocefalia e quando faltava uns sete dias para a operação, viram que ele estava perfeito", explica. A vida do filho levou o pai, o aposentado Antônio Pinto de Holanda a somar-se à mãe e aos filhos na dedicação à igreja. "Nossa vida mudou muito com o nascimento dele", conta o pai emocionado.

Mensageiro

O sucesso parece não ter assustado o menino. Mesmo pressionado para apresentar músicas de Michael Jackson no programa do Raul Gil, ele se mantém firme em seu propósito "Eu foco Deus, esse é o meu objetivo", dispara. Jotta A. não se vê cantando algo que não tenha uma mensagem de fé, otimismo e evangelização. Além de interpretar, o menino ainda compõe e tem um álbum, lançado quando tinha seis anos de idade. Outro álbum deve estar a caminho, mas as informações ainda são poucas. O que divulgam é que deve ser inglês, língua que o menino não domina, mas "se vira" em suas interpretações.

A agenda é bastante atípica para um garoto de sua idade e para os compromissos como apresentações, gravações e escola, Jotta A. conta com a ajuda de uma equipe de profissionais que o cercam. Enquanto divide-se para cumpri-la, aguarda, sem muitos alardes, os acontecimentos semanais nas apresentações no programa "Jovens Talentos Kids". O interesse, reitera, não é em ganhar o programa, mas ser conhecido pelo público.

E o que almeja, parece cada dia mais próximo. Como conta sua irmã, por ser um dos cantores gospel mais acessados pelo youtube no mundo, recebeu um convite da produção do programa norte-americano de Ellen DeGeneres, que é veiculado na rede de televisão ABC, para ser entrevistado por Ellen em seu talk show. "Acho que até dezembro eu vou para lá, no momento estou tirando meu passaporte. No programa dela sei que já entrevistou famosos como Justin Bieber e Beyoncé", explica calmamente o menino, que fala como gente grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário